Óscar Geadas

THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

VITOR HAHN, CHEF

Nascido numa pequena cidade do interior de Santa Catarina, no Brasil, em julho de 1991, desde muito cedo teve contacto com a cozinha através dos saberes e sabores dos seus avós, descendentes de alemães e russos, imigrantes no Brasil na sequência dos conflitos europeus da época.

A admiração e paixão pela gastronomia tornouse mais forte – e evidente -, quando em 2013 realizou uma viagem a Vancouver, no Canadá, em busca de um novo rumo profissional, quando estudava na Universidade Federal de Santa Catarina… para ser arquiteto! Acabaria por trabalhar durante 8 meses num bistrot num dos bairros mais icónicos e boémios daquela cidade. Foi aí que tudo mudou…

Em 2014 regressa ao Brasil e inicia a sua formação em gastronomia no Instituto Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, onde teve a oportunidade de estudar com grandes profissionais do setor da restauração e bebidas. Enquanto estudava trabalhou em diversos restaurantes e também em eventos gastronómicos de grande dimensão, os quais se revelariam essenciais para a sua formação e crescimento enquanto cozinheiro. Foram estas experiências, aliadas à formação académica, que aumentou o seu portefólio profissional dando-lhe sustentação e conhecimento para se tornar o chef de cozinha que é atualmente.

Um ano após terminar a sua formação académica no Brasil, e ávido por adquirir novos conhecimentos e experiências, ingressou no Mestrado em Ciências Gastronómicas da Universidade NOVA de Lisboa, na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Um snack à base de cogumelo shiitake foi a sua proposta de trabalho do final do mestrado, apresentando-o como um alimento funcional, tendo em vista a inovação gastronómica, a sustentabilidade ambiental, bem como as novas tendências do setor alimentar.

Já em 2021, foi convidado pelo Chef Robson Oliveira a participar na criação e desenvolvimento do restaurante BONO, em Lisboa, no qual desempenha atualmente a função de chef de cozinha. No decorrer do verão de 2021, abriu em Campo de Ourique a All’mondegaria – um gastrobar de comidas simples e de conforto num ambiente descontraído e ao mesmo tempo um espaço de homenagem ao Avô Alírio, conhecido como Seu Quitanda em terras de Vera Cruz, que teve um restaurante reconhecido pelo seu fantástico bitoque e pelos temperos singulares.

Pin It on Pinterest

Share This