Thiago César

THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

THIAGO CÉSAR, CHEF

Thiago César nasceu em Volta Redonda, uma cidade no interior do Rio de Janeiro, no Brasil. Desde muito pequeno sentiu uma enorme curiosidade pela cozinha e pelos alimentos. Com uma pequena horta em casa e com o privilégio de ter a avó a viver na mesma casa, cedo se habituou a ser “mimado” pelos cozinhados da avó e a apreciar as suas iguarias preparadas para os almoços de família aos domingos; rituais que começavam a ser preparados aos sábados e sempre seguidos atentamente pelo pequeno Thiago. Recorda-se dos famosos gnochis, os molhos variados e a braciola que a avó o ensinou desde tenra idade. Desengane-se quem pensar que a origem destes pratos dentro da família vem de Itália, já que as origens da família do agora Chef é de Salamanca, em Espanha.

Os ensinamentos e a experiência na cozinha passadas pela avó e também pela mãe acabariam por ser de extrema utilidade quando, ao mudar-se para o Rio de Janeiro para estudar na faculdade, Thiago César viu-se “obrigado” a cozinhar mais e de forma regular. Apesar do interesse pela área da gastronomia, não havia muitos cursos e o jovem Thiago acabaria por estudar Relações Internacionais. Lisboa foi a paragem seguinte para completar os estudos num mestrado de Gestão Industrial. Enquanto estudava continuava a desafiar-se na cozinha e foi então que ganhou coragem e abraçou uma nova carreira de corpo e alma e foi para a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Desse período guarda memórias de um enorme crescimento pessoal e profissional, sobretudo com a fase final num estágio no hotel Oitavos.

Terminado o novo curso, Thiago César estagiou no hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa e seguiu para o Hotel Marriott durante 3 anos, onde teve a oportunidade de criar menus de forma regular e que considera um dos períodos de maior crescimento profissional. Os menus criados eram inspirados na gastronomia portuguesa o que potenciou também os seus conhecimentos no país onde decidiu viver. Teria outras experiências profissionais como no Sana Lisboa e o Pateo Velho, até chegar às cozinhas do Hotel Santiago de Alfama, onde se encontra atualmente.

Paralelamente ao seu trabalho, Thiago é apaixonado por viagens onde procura sempre descobrir e aprender sobre novos produtos, sabores, texturas e culturas. A atividade física é um dos melhores tónicos para um dia produtivo e equilibrado por isso é grande adepto de corridas e calistenia. Aprender, estudar, conhecer novos lugares e pessoas, produtos e cheiros são as suas maiores motivações e o “motor” para se sentir sempre em movimento e crescimento.

Pin It on Pinterest

Share This