Chef Sérgio Gama

THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

SÉRGIO GAMA, CHEF

Natural de Coimbra, cedo descobriu a cozinha por ter que se desenrascar sozinho enquanto os pais
trabalhavam fora de casa.
Muitas vezes entregue aos cuidados dos avós acabou por contactar de perto com as comidas mais tradicionais, as matanças de porcos, aprendeu a fazer broa à mão no alguidar, a apreciar a chanfana, o sarrabulho, ou a salada de tomate com pão e azeite – o seu “pitéu” para os lanches. Foi no meio destas iguarias que cresceu.
Em miúdo sonhou ser arquiteto mas um dia a ideia de se tornar chef de cozinha foi tão real que nem hesitou.
Criativo desde que se conhece como gente, as Artes fizeram parte da sua formação no Ensino Secundário mas acabaria por ingressar depois na Escola de Hotelaria e Turismo da cidade de Coimbra.

Ainda muito jovem partiu à aventura e em Barcelona viveu a sua primeira experiência profissional na cozinha. No Hotel Arts estagiou ao lado de Sergi Arola e Paco Pérez. Voltou para Portugal para trabalhar na Figueira da Foz, no Sweet Atlantic Hotel e, como chefe de partida, mais tarde no Eurostars Oásis Plaza.
Mas foi em Londres que sentiu que aprendeu mais quando decidiu emigrar e trabalhou no Galvin Bistrot De Luxe, restaurante de bases francesas.
Ao fim de um ano regressou e foi cozinhar para o Algarve. Passou pelo Crwon Plaza, em Vilamoura, e depois no Vila Vita Parc, em Porches.

Seguiu-se o Noma 2.0, em Copenhaga, na Dinamarca onde integrou a equipa que abriu aquele espaço e onde afirma ter vivido uma experiência incrível muito focada no produto. Depois da experiência nórdica regressou uma vez mais a Londres para integrar a equipa do Hide, um dos restaurantes onde mais gostou de trabalhar pela consistência, utilização de produto de grande qualidade e atenção à acidez, imagem do Chef Ollie Dabbous.

De novo em território nacional, rumou ao Ocean onde teve a oportunidade de trabalhar peixe e marisco de uma forma diferente do que até então, destacando a qualidade do produto, o sabor explosivo e a experiência sensorial vivida à  mesa.
Neste momento é Chef Consultor do Grupo Velochique e dedica-se também aos eventos privados como Private Chef.

Quando não está a cozinhar gosta de jogar futebol, um dos seus hobbies; descobriu recentemente uma “queda” para o ciclismo e adora o mar, a sua maior inspiração.

Pin It on Pinterest

Share This