THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

RUI REBELO, CHEF

Rui Rebelo, 42 anos, está ligado à indústria gastronómica desde os seus 17 anos.
Nascido e criado no coração de Lisboa, logo estendeu a geografia do seu conhecimento para o Brasil, Londres e Barcelona. Primeiro, na Universidade de Caxias do Sul e mais tarde, passaria pela experiência de street food, em Londres. Depois, passou pelo CETT, Universidade de Barcelona, onde tirou o Mestrado Executivo e Criativo em Gastronomia, tendo estudado Técnicas Inovadoras e Tecnologias na Culinária e Cozinha Molecular. Hoje visita regularmente Barcelona para partilhar refeições e conversas com os mentores que lhe permitiram andar nas “estrelas”.

Com Ferran Adrià ele aprendeu a combinação de emoção e tecnologia; com Joan Roca, a incessante busca da excelência; e, com Ramon Morató – o melhor chocolatier do mundo – a sofisticação da doçura. Trabalhou na cozinha do Alkymia (1 estrela Michelin) e Abac (2 estrelas Michelin), ambas em Barcelona.

Tanto a sua carreira académica como profissional foram definidas por uma dicotomia essencial para o exercício da sua paixão. A alquimia sensual, a surpresa, e o conforto que um ato comum como comer pode provocar, fascina-o genuinamente desde sempre. A compreensão desta preposição emocional que existe no trabalho de Rui Rebelo facilita a aceitação natural da deliciosa mistura da sua experiência: a procura de comida de rua e a descoberta da alta gastronomia; os tempos no prestigiado restaurante “100 Maneiras”, e, por outro lado no McDonalds. A dedicação desordenada aplicada à gestão da sua pequena Cozinha no Chiado ou os grandes restaurantes para o Festival de Cannes, Rock in Rio e Teatro Mário Viegas, entre outros. A naturalidade com que ele escolhe ingredientes ecléticos e descomplicados, alguns considerado menos nobres, respeitando-os na contemporaneidade das suas receitas. Há uma harmonia nos seus pratos, que, de uma forma simplesmente excitante, apresenta uma proximidade com o inegável, a beleza da verdade dos ingredientes, costumes e vida, através de sabores acessíveis e genuínos, sejam eles fortes ou delicados.

Rui Rebelo, alfacinha de gema mas com alma inquieta de viajante, é um cozinheiro empreendedor, atualmente proprietário de 3 restaurantes na cidade das 7 colinas: Terraço Editorial, Oficina do Duque e Oficina Craft Snackery.

Pin It on Pinterest

Share This