THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

Roberto Mezzapelle, CHEF pizzaiollo

Roberto Mezzapelle nasceu em Mazara del Vallo, Sicília, numa família de cozinheiros. Começou a dedicar-se à restauração a partir dos 14 anos num dos restaurantes dos pais como ajudante de pizzaria. Aos 16 teve que tomar uma decisão: estudar ou trabalhar. Terminou os estudos e dedicou-se ao restaurante familiar e fez da pizzaria a sua profissão. Assim que atingiu a sua independência abriu o seu próprio negócio.

Em 2002 participou com os seus amigos, também eles pizzaiolos, no Campeonato Mundial de Pizza e acabaram como a equipa vencedora. Foi também com esses amigos que viria a constituir uma associação em Mazara del Vallo, sua cidade natal, a Acrobatic Pizza World (A.P.W.) cujo objetivo é a especialização em impasti (Massa) mais saudável, preocupando-se com o processo de laboração, fermentação, maturação, sem glúten e pontos de cozedura. Roberto e a A.P.W. são técnicos especializados em farinhas e desenvolvem, em colaboração com o Molino Spadoni e San Francesco, fábricas de farinha, em Itália, farinhas únicas e de mais fácil digestão.

Em 2007, Roberto decidiu viajar para obter novas experiências e passou por restaurantes no Dubai, Suíça, Inglaterra, Espanha e Alemanha, entre outros.

A acrescentar à sua experiência e formação de pizzaiolo e técnico especializado de farinhas, em 2010 formou-se ainda como instrutor de pizza acrobática, formador de pizza clássica. Em 2016 foi campeão europeu de pizza clássica e pizza acrobática.

Em 2017 quando trabalhava na Alemanha, viria a cruzar-se com o Chef Chakall que acalentava o sonho de abrir uma pizzaria em Lisboa e foi assim que Roberto Mezzapelle fez as malas e aterrou em Lisboa para abrir o Refeitório Senhor Abel, em dezembro de 2017. Além das pizzas surpreendentes do Refeitório, desenvolve projetos de formação em farinhas e para pizzaiolos, sempre com o selo da A.P.W.

Em 2019 esteve também no arranque do projeto L’Origine by Chakall e, ao fim de
apenas 3 anos em Portugal, e muitas vezes chamado a fazer consultoria técnica no desenho de
diversos projetos de restauração, sobretudo de cozinha italiana, dos quais a Kinda Home Food Court é um bom exemplo. No final de 2019 criou ainda uma empresa de importação e distribuição de farinhas e produtos alimentares italianos em Portugal.

Pin It on Pinterest

Share This