Óscar Geadas

THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

ÓSCAR GEADAS, CHEF

Óscar Geadas, brigantino de origem, muito novo desenvolveu uma veia gastronómica apurada, fruto do convívio diário entre “pratos e panelas” no restaurante dos seus Pais, ‘O Geadas’. Passou parte da sua infância em Travanca, uma histórica freguesia com mais de 900 anos, que pertence ao Município de Vinhais. É uma aldeia transmontana situada no Parque Natural de Montesinho e que espelha o seu orgulho na região que o viu crescer.

Juntamente com António Gonçalves, o seu irmão, começou a trilhar um caminho de excelência, movido por sonhos, vontades e muita resiliência.

Com formação profissional na Escola de Hotelaria de Mirandela, Lamego, o Chef Óscar Geadas manteve sempre uma forte ligação à sua região. Através do seu trabalho Óscar Geadas tem sido catalisador e impulsionador na promoção turística e cultural da região de Bragança, dando-lhe visibilidade e reconhecimento.

Embora nutra um gosto especial por todas as confeções que realiza, Óscar Geadas dá preferência ao trabalho com peixes, mariscos, vegetais e as carnes da Região – nomeadamente a carne de porco Bísaro – e outros produtos endógenos.

O trabalho que desenvolve nos seus projectos tem sido reconhecido a nível nacional e internacional com destaque para: Chef Revelação 2018 pela Revista de Vinhos e a Estrela Michelin desde 2019, a única da região transmontana. É proprietário do conceituado G Pousada que, além de Estrela Michelin, recebe desde 2016 e de forma contínua o Garfo de Ouro (um prémio Boa Cama Boa Mesa) e do inovador Contradição | GastroBar (mencionado na revista Boa Cama Boa Mesa – Expresso).

Mas, apesar dos prémios e reconhecimento profissional, Óscar Geadas é um homem de família com fortes ligações às suas origens. Nos tempos livres tanto podemos encontrá-lo no meio da natureza a apanhar cogumelos, como a andar de mota.

Atualmente, o Chef Óscar Geadas, além dos seus projetos de restauração, é ainda um dos 3 jurados do Masterchef Portugal, emitido pela RTP, ao lado dos chefs Marlene Vieira e Vitor Sobral.

Pin It on Pinterest

Share This