THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

NikitA polido, CHEF

Nikita cresceu entre tachos e panelas na cozinha do restaurante dos pais, mas nunca demonstrou interesse pelo “ofício” enquanto crescia. Acabou por licenciar-se em Engenharia Geológica, mas rapidamente percebeu que esse não era o caminho.

Graças a algumas influências à sua volta decidiu ir estudar cozinha e foi nesse momento que ganhou todo o amor que tem ao seu trabalho.

Depois de terminar o curso estagiou no W Barcelona e acabou por ficar na cidade e procurar trabalho. Começou assim como ajudante de cozinha no antigo Bravo 24, do chef Carles Abellan, de onde saiu 3 anos depois como sub chef. No seu quarto ano em Barcelona fez a abertura de outro restaurante do mesmo chef, o La barra de Carles Abellan, que um ano após a abertura conseguiria 1 estrela Michelin.

Corria o ano 2018 quando regressou a Portugal à procura de alguma estabilidade, sair do frenesim da cidade de Barcelona e das rotinas “loucas” de trabalho. Por cá começou a dar aulas na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, onde estudou e onde continua a dar formação. Ao mesmo tempo fazia trabalhos criativos de food styling no Raw Studio.

Em 2019 decidiu, em conjunto com os seus pais, ficar à frente da cozinha do restaurante de família, o Celmar Restaurante. O objetivo passaria por fazer uma transformação no restaurante, mantendo a sua essência, mas ao mesmo tempo aplicar todo o conhecimento e experiência adquirida ao longo dos anos. Em 2020 lançaram uma linha de conservas artesanais que são comercializadas, para já, em Portugal e Espanha. Além da cozinha e das conservas.

Além da cozinha, Nikita dedica-se à cultura de mexilhões, gosta de bricolage, pintura, cerâmica e outras matérias passíveis de serem trabalhadas com as mãos.

Pin It on Pinterest

Share This