Julien Montbabut

THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

Julien montbabut, CHEF

As aventuras culinárias de Julien Montbabut começaram na cozinha da casa de família, em França. O mais velho de 5 irmãos era muitas vezes “intimado” a ajudar a mãe na cozinha, e, aquilo que era então encarado como uma tarefa aborrecida tornou-se, na realidade, uma fonte de prazer e conhecimento. O jovem Julien despertava assim os seus sentidos para a beleza dos ingredientes, dos sabores e cheiros e das emoções que fazem parte da vida de uma cozinha. O seu destino estava traçado assim desde a infância… Graças à sua formação numa das mais prestigiadas escolas de cozinha, a Ferrandi, em Paris, Julien teve a oportunidade de aprender as exigentes técnicas de cozinha ao lado de grandes vultos da culinária como Gilbert Isaac (Homestead Marboeuf), Christian LeSquer (Pavillon Ledoyen) ou Benoit Guichard (Jamin the Company).

O seu percurso profissional passou, numa primeira fase, por assumir lugar de Sous Chef, em 2008, no Le Restaurant, no centro de Paris, que seria galardoado com 1 estrela Michelin pelo reconhecimento da sua arte, qualidade e serviço. E seria ao Le Restaurant que voltaria em 2011 como Head Chef depois de um interregno de 2 anos e meio onde assumiu o lugar de Sous Chef Executivo no Pavillon de La Grande Cascade, também com uma estrela Michelin. Foi na primeira viagem a Portugal que o Chef Julien Montbabut e a sua esposa, Joana Thöny (Chef de Pastelaria) descobriram um pequeno país com uma enorme diversidade gastronómica. E seria essa viagem a mudar os seus horizontes e fazê-lo mudar de armas e bagagens para assumir um novo desafio: gerir as cozinhas do Le Monumental Palace, em plena Avenida dos Aliados, no Porto.

A diversidade dos produtos portugueses, o contacto constante com os pequenos produtores apaixonados pela terra, os mariscos que desde logo atraíram a atenção do Chef ou as visitas diárias ao Mercado de Matosinhos fazem parte do que considera sentir-se português. Apaixonado pelo país, o Chef homenageia os produtos portugueses com pratos inspirados nalgumas das viagens e descobertas que fez por Portugal, interpretando-os com o savoir faire e as técnicas únicas da cozinha francesa transportando os comensais numa viagem sensorial e que se imprime nas memórias de cada um.

Pin It on Pinterest

Share This