THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

JOÃO FRANCISCo DUARTE, CHEF

João Francisco Duarte, cresceu entre a ruralidade de Santarém, com a sua família materna, e as viagens frequentes a Toronto para visitar o seu Pai nas férias de Verão. Os seus avós marcaram muito a sua infância e a ligação ao campo começou muito cedo. Tinham uma mercearia e um talho e viviam de acordo com a sazonalidade dos produtos. Dos queijos aos enchidos, João Francisco Duarte aprendeu todas estas técnicas artesanais em família, não sendo assim estranho que o “bichinho” da cozinha sempre tenha estado presente na sua vida.

Até chegar à cozinha profissional, João, hoje com 36 anos, recorda ter feito de tudo um pouco, desde servir às mesas em cafés e restaurantes, reposição em hipermercados, apanha do tomate, azeitona, batata, vindimas…

Em 2006 decide ir para Escola de Hotelaria de Lisboa tirar o curso de Cozinha Avançada que terminou em 2008 com um estágio no Eleven, junto de Joachim Koerper onde ficou a trabalhar durante um ano e meio. Logo de seguida começou a investir na formação em sushi fazendo vários cursos e formações na área. Em 2011, entra no Hotel Penha Longa no restaurante Arola e, logo depois, passa a Sous Chef do Midori. Seguiu-se a Bica do Sapato e depois a experiência internacional no Sushisamba, em Londres. Regressou a Lisboa e à cozinha do restaurante Bica do Sapato, onde permaneceu mais 3 anos. Em 2018 abre o seu primeiro Restaurante autoral, o Tarara, perto do Hub Criativo do Beato, e, em 2020, aceita o desafio de liderar o KAI Lisbon. Entre consultorias e eventos, João Francisco Duarte gosta de pesca, de praia, festivais e vindimas.

É, atualmente, chef consultor especialista em culinária asiática, sushi master e Chef Executivo do Soão –
Taberna Asiática, no icónico bairro de Alvalade, em Lisboa.

Pin It on Pinterest

Share This