THE UP FOOD POWER BIOGRAPHY

JOÃO DIOGO MENDES, CHEF

João Diogo Mendes Saloio, 35 anos com formação em cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra é, neste momento, chef/proprietário no restaurante Mãe – Cozinha com Amor, na Estefânia, em Lisboa.

A mãe e avó foram elementos primordiais para o seu crescimento pessoal e profissional, são os seus alicerces e sua inspiração na cozinha e na sua forma de cozinhar. Desde sempre o habituaram a ter respeito pela terra e incutiram-lhe desde cedo o gosto pelos diversos sabores e cheiros que dela advêm. É desta herança e gratidão que surge o restaurante Mãe, que é uma homenagem a todas as mães em particular pelas mulheres da vida do chef João Diogo.

O seu crescimento ainda hoje é (e cada vez mais) ligado à família que o apoia incondicionalmente e que partilha com ele o gosto pela tradição. Cultivam e criam animais que posteriormente partilham à mesa, com amor. Todos na sua família são uma extensão do seu sucesso. Este legado e raízes transporta-os para o seu trabalho e transmite-os à sua equipa, a quem chama também família.

Sempre que se lembra dos seus pratos favoritos é impossível não pensar em Casével e Santarém, terra de muitos dos seus familiares, da sua avó e mãe. Estas memórias afetivas, sabores e tradições são partilhados com os seus clientes, para que desfrutem e se deixem levar por esta história.

Apesar de se assumir como rebelde, característica que mantém desde tenra idade, acabou por admitir que a cozinha poderia ser uma opção para si, depois de muita insistência por parte da sua mãe. Não foi amor à primeira vista, acabou por ser uma descoberta ao longo do tempo com o saber e experiências vividas e aprendidas.

Passou pelo Pestana Porto Santo, em estágio profissional; pelo Talho, chefiado pelo chef Kiko; Tivoli Avenida, pelo Porto Santa Maria, onde ganhou experiência em peixe e marisco; pelo Barbatana, chefiado pelo Miguel Laffan; e é, neste momento, chef e fundador do restaurante Mãe – Cozinha com Amor.

Pin It on Pinterest

Share This